Conceituamos higiene do trabalho como a ciência e arte que se dedica ao reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos e ergonômicos) presentes nos locais de trabalho. Abaixo, apresentamos outras definições estabelecidas por importantes órgãos internacionais de pesquisa na área.

Segundo a American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH – Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais, 2012), a higiene industrial é uma ciência e uma arte que objetiva a antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle dos fatores ambientais e estresses, originados nos locais de trabalho. Esses podem provocar doenças, prejuízos à saúde ou ao bem-estar, desconforto significativo e ineficiência nos trabalhadores ou entre as pessoas da comunidade.

Segundo a Occupational Safety and Health Administration (OSHA – Segurança Ocupacional e Administração de Saúde, 2012), é a ciência da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das condições de trabalho que podem causar lesão nos trabalhadores ou doença. Higienistas industriais usam monitoramento ambiental e métodos analíticos para detectar o grau de exposição dos trabalhadores e empregam engenharia, controles de prática profissional e outros métodos para conter riscos potenciais à saúde.

Segundo a American Industrial Hygiene Association (AIHA – Associação Americana de Higiene Industrial, 2012), é a ciência e arte dedicadas ao reconhecimento, avaliação, prevenção e controle dos fatores ambientais, tensões emanadas ou provocadas pelo local de trabalho que podem ocasionar enfermidades, prejudicar a saúde e o bem-estar ou desconforto significativo entre os trabalhadores ou os cidadãos da comunidade

As definições de higiene podem conter uma ou outra variação conceitual, mas todas elas, essencialmente, visam ao mesmo objetivo que é proteger e promover a saúde, o bem-estar dos trabalhadores como também do meio ambiente em geral, através de ações preventivas no ambiente de trabalho. 

Figura 1.2: Instituições de pesquisa na área de higiene ocupacional Fonte: Adaptado pelos autores

Como podemos observar, quatro são as palavras que estão presentes na maioria das definições: antecipação, reconhecimento, avaliação e controle. 

No próximo artigo, vamos saber um pouco mais sobre essas etapas.

Até mais!

Treinamentos de Segurança do Trabalho Prontos Kit Sr. SMS App